VISITANTES

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PESQUISA SOBRE A IGREJA DO ROSÁRIO CONTINUA...
                      Aproveitando o período de homenagens que a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos vivenciou no mês de outubro, em comemorações aos seus 160 anos, o Grupo de Pesquisa e Documentação Histórica iniciou uma pesquisa sobre a mesma, mas como a igreja foi edificada por uma irmandade que provavelmente era constituída por negros escravos e ex-escravos sem dúvida analfabetos na sua quase totalidade, estamos tendo muita dificuldade em encontrar informações sobre a construção e as celebrações nos idos de 1800.
                      Por isso pedimos encarecidamente a quem tiver qualquer informação sobre a igreja do Rosário, que nos deixe a par das mesmas. Enviando para o nosso e-mail gpdhistorica@hotmail.com , blog gpdh.blogspot.com  ou deixando na sede da AFABE aos cuidados de Paulo Leite.
                      Essas informações também servirão para que seja colocado em prática um dos projetos do GPDH que é, fazer memória de uma celebração exatamente como acontecia a 160 anos atrás."Pretendemos celebrar a missa exatamente como era a mais de um século, estamos fazendo uma pesquisa até mesmo dos trajes dos fiéis e sacerdotes. Não pretendemos fazer um momento sincretista (celebração com participação de outras religiões) e sim, mostrar a comunidade como era o culto dos negros católicos em uma sociedade escravocata."Comenta Lunas Costa.
                      A iniciativa recebeu o apoio de Leandro Vieira, responsável pela igreja e do Pe. Osvaldo que prontificou-se a celebrar em latim, como acontecia antes do Concílio Vaticano II , provavelmente esse evento acontecerá em outubro de 2012.
Fonte: Jornal Regional  Nº 97

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Grupo de Pesquisa e Documentação Histórica.

A história a cultura e a arte são elementos que fazem parte da vida do ser humano, é justamente por este motivo que o homem se diferencia das outras espécies. A história a cultura e a arte são capazes de descrever todo um perfil do povo que a viveu, não existe grupo ou comunidade ou individuo que tenha vivido em qualquer parte do planeta ou em qualquer tempo que esteja desprovido destes elementos.
É justamente diante da importância destes elementos que um grupo de bezerrenses vem se reunindo para refletir, pesquisar e estudar aspectos históricos, culturais e artísticos e sua influencias na cidade de bezerros, como também planejar o desenvolvimento de atividades capazes de socializar as descobertas do grupo para a comunidade.
Como afirma Claudio Vicentino “o estudo da história, nos proporciona não apenas um conhecimento da evolução do homem, mas, sobretudo um conhecimento maior de nós mesmos, de nossas potencialidades para uma atuação social realmente transformadora.”
A princípio o projeto se resumia a encontrarmos um espaço onde pudéssemos conversar, assistir filmes e documentários e posteriormente criarmos uma biblioteca, uma videoteca e um museu, mas, já na primeira reunião o grupo entusiasmou-se com a possibilidade de documentar e ajudar a manter o patrimônio histórico seja ele: arquitetônico, escrito, oral, bibliográfico, artístico e cultural.
O primeiro encontro do GRUPO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA aconteceu no salão pastoral paroquial da Matriz de São José no dia 30/08/2011 e estiveram presentes: Paulo Leite, Juscelino da AFABE, Clóvis Santos, Valderrobson Silveira,Lunas de Carvalho Costa, professora Josefa Maria, Sr. Luiz Nunes e esposa (Moça). As demais reuniões vêm acontecendo na sede da AFABE (Associação dos Filhos e Amigos de Bezerros) e em breve teremos atividades que possibilitará o engajamento de todos que amam história.





Bezerros-PE por Dilsa Maria

Foto da Cidade de Bezerros-PE enviada pela gravataense Dilsa Maria criadora da comunidade Gravatá: Passado e Presente! http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=35767111
Também escreve todos os domingos no www.blogdocastanha.com artigos sobre gravatá do passado.